memória descritiva

"A cidade moderna, congestionada e apressada, é usualmente encarada como arena propícia ao deflagrar de conflitualidades e a incivilidade de comportamentos."
Roberto Carneiro, Coordenador do observatório da imigração do ACIME
Estes conflitos, de causas étnicas, económicas e sociais, apresentam-se como terreno fértil para o desenvolvimento de uma reportagem fotográfica. Se a fotografia permite retratar a realidade sob uma outra perspectiva, com uma outra distância, torna-se interessante reportar um lugar comum, quotidiano, e procurar as suas particularidades. Com efeito, a baixa lisboeta, com enfoque especial para as zonas do Rossio e Largo de S. Domingos, congrega os diversos factores que deram origem ao projecto.
O título do projecto, "Os lisboetas", remete para o documentário de Sérgio Tréfaut, melhor filme português do festival Indie 2004. O trabalho de Tréfaut aposta num relato pelos olhos dos imigrantes, o que incute no espectador alguma compaixão. Este projecto, contudo, pretende uma abordagem assumidamente mais fria, imparcial, exterior a estas realidades.
A fotografia afastar-se-á de qualquer tipo de propaganda de ideais, ou de promoção de tolerância, para apostar numa perspectiva exterior, desconhecedora da realidade imigrante que não aquela que foi vista in loco, e é traduzida visualmente por imagens sem grandes preocupações de enquadramento, procurando apanhar as pessoas nas suas acções quotidianas, momentos fugazes que se desfazem, frequentemente, pelo constrangimento de serem retratados.
A baixa de Lisboa é local de confluência de gentes de fora, imigrantes e turistas, pelo que se procurou retratar a relação turistas-autóctones-imigrantes.
Em termos visuais pensou-se inicialmente num vocabulário unicamente a preto e branco. Mas falar de multiculturalidade é obrigatoriamente falar de cor, e o preto e branco tornava-se bastante redutor neste sentido. Ademais, a área retratada é muito característica pela arquitectura; toda a baixa lisboeta é pautada por edifícios austeros de cor amarela, facto que realmente é enriquecido com o uso da cor. Tentou-se, no entanto, um compromisso entre as duas linguagens, pelo que as imagens serão pouco saturadas, havendo apenas uma sugestão de cor.

Com este projecto tentou analisar-se a situação da imigração em Lisboa e as implicações que tem na população.
Reflectiu-se acerca da relação da História portuguesa com a não-aceitação dos imigrantes e com a nacionalidade dos mesmos, e procurou analisar-se, de alguma forma, a situação portuguesa enquanto país de emigração e a mudança para destino de imigração, mais recentemente.

" (…) O cerne da discussão passa pela organização espacial segre-gada da cidade – o mosaico decorrente da existência de áreas urbanas caracterizadas por uma certa homogeneidade étnica (…) separadas das outras."
Roberto Carneiro, Coordenador do observatório da imigração do ACIME